Ouvindo...

‘Adultização': Governo avalia ‘momento certo’ para proposta de regulação das redes

O presidente Lula e seus ministros discutem como evitar uma derrota do texto antes de encaminhá-lo ao Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta quarta-feira (13) um novo projeto para regulamentar a atuação das redes sociais no país, discussão impulsionada pelo governo após o vídeo do influenciador Felca denunciando a exploração de crianças e adolescentes nas plataformas.

A proposta será discutida em uma reunião com os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.

Leia também

Segundo apurou a Itatiaia, o governo deve focar exclusivamente em um texto para regular as big techs e apoiar o projeto do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) sobre o controle de conteúdo para menores nas redes sociais, que está em estágio avançado de tramitação na Câmara.

Lula e seus auxiliares também devem avaliar no encontro qual o momento adequado e o formato para enviar a proposta ao Congresso, em um cálculo político para evitar que o projeto fique parado no Legislativo, a exemplo do que aconteceu com o chamado Projeto de Lei (PL) das Fake News, que segue travado desde abril do ano passado.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.