Ouvindo...

‘Trump está pedindo truco, mas vai tomar um seis’, diz Lula ao comentar tarifas dos EUA

Presidente afirmou que governo brasileiro não vai aceitar blefe dos EUA com ameaça de aumento nas tarifas

Eleições nos EUA: Lula vai cumprimentar Trump em caso de vitória?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um jogo de cartas como metáfora para analisar a decisão do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, de aumentar em 50% a taxa de produtos brasileiros que entram em seu país.

Em discurso durante um evento na cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Lula afirmou que Trump está blefando, uma estratégia comum no jogo do truco - quando um jogador finge que tem cartas boas para intimidar o adversário.

“Ele nos deu até o dia 1º. Se não dermos uma resposta, vai taxar nosso comércio em 50%. Contar uma coisa para vocês, não sou mineiro, mas eu sou bom de truco, se ele estiver trucando, vai tomar um seis. O Brasil está acostumado a negociar. Já tínhamos feito 10 reuniões com os EUA”, disse Lula.

Veja mais: Lula manda recado para Trump: ‘Nenhum país do mundo vai nos dizer o que temos que fazer’

No início de julho, Trump anunciou a elevação para 50% das tarifas sobre as importações brasileiras. Segundo Trump, a alíquota atualmente aplicada ainda está aquém do necessário para compensar, segundo ele, “graves injustiças” no comércio bilateral.

Em carta enviada ao governo brasileiro, Trump afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo alvo de uma perseguição pelo Judiciário, que ele classificou como “caça às bruxas”, e exigiu que o processo fosse paralisado.

Nesta quinta-feira (24), Lula afirmou que a carta de Trump foi um “desaforo” e uma “ameaça ao Brasil”.

“Eu recebi uma carta do presidente Trump, mas não uma carta como eu mando para os outros presidentes. Eu assino cartas todo dia. Eu recebi carta pelo jornal. Fazendo uma ameaça ao Brasil, dizendo que o Brasil precisa parar com a perseguição ao Bolsonaro, que era uma caça às bruxas. Alguém aqui acredita em bruxa? Eu não acredito. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e com a Justiça brasileira. Ele diz que as big techs não podem ser controladas, porque isso é ferir a liberdade de expressão. Não, o que nós queremos é impedir a liberdade de agressão, que essas redes fiquem transmitindo ódio. Aqui dentro do Brasil elas vão ser regulamentadas. Depois ele diz que o Brasil está tendo superávit, é mentira. Em 15 anos, os americanos tiveram superávit de US$ 410 bilhões com o Brasil”, afirmou Lula.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.