Ouvindo...

STF retoma audiência com depoimento de almirante acusado de colocar tropas à disposição do golpe

Segundo o delator Mauro Cid, Almir Garnier participou ativamente das articulações em dezembro de 2022 para que Bolsonaro permanecesse no poder, mesmo após a derrota nas eleições

O Supremo Tribunal Federal realiza nesta terça-feira (10), a partir das 9h, o segundo dia de interrogatórios dos réus acusados de envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. O depoimento que abre o dia é o do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, acusado de colocar as tropas à disposição de Jair Bolsonaro para executar o plano golpista. Segundo o delator Mauro Cid, Garnier participou ativamente das articulações em dezembro daquele ano.

Além de Garnier, ainda serão ouvidos outros cinco réus do núcleo central da trama: Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

A sessão será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, com participação do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A transmissão está prevista pela TV Justiça.

Leia também

Cid pressionado

Na segunda-feira (9), primeiro dia de julgamento, o principal depoimento foi do delator do caso, Mauro Cid.

Ele foi questionado pela Procuradoria-geral da República e confirmou que Bolsonaro leu e alterou a “minuta do golpe”, além de relatar o envolvimento de Braga Netto em um plano para matar autoridades.

Durante seu interrogatório, Cid também disse várias vezes não se lembrar quando questionado sobre alguns fatos e negou que Bolsonaro tivesse conhecimento, por exemplo, do planejamento sobre os atos de 8 de janeiro de 2023.

Ramagem, por sua vez, admitiu ter produzido um arquivo para desacreditar as urnas, mas negou que o tenha enviado ao então presidente.

Com os depoimentos, o STF encerra a fase de coleta de provas antes do julgamento na Primeira Turma.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais