STF responsabiliza 1.399 pessoas pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Entre os condenados estão Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-comandantes da PM do DF

A fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, informou nesta quinta-feira que 1.399 pessoas já foram responsabilizadas criminalmente pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.

Entre os condenados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e 28 ex-integrantes do governo, responsabilizados por planejar uma tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Lula. Também foram condenados cinco ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão que permitiu a invasão da Praça dos Três Poderes.

Leia também

Segundo Moraes, a maioria dos réus recebeu penas mais leves ou firmou Acordos de Não Persecução Penal, enquanto os envolvidos em crimes mais graves pegaram penas que chegam a 27 anos e seis meses de prisão. Além das condenações, o STF fixou indenização mínima de 30 milhões de reais pelos danos causados ao patrimônio público.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...