Um grupo de senadores brasileiros embarca para Washington nesta sexta-feira (25) para iniciar uma tentativa de diálogo com o Congresso dos Estados Unidos diante das
Integram a comitiva os senadores
A principal meta da comitiva é negociar a suspensão da
“Não temos outra opção a não ser tentar voltar ao que era anteriormente. Muitos setores estão sendo prejudicados — indústria, Embraer, o agro, [as vendas de] suco de laranja e carne. Isso realmente vai afetar a geração de emprego no Brasil, há muitas demissões previstas. Mas nós estamos otimistas de que possamos reverter isso”, disse à Rádio Senado.
Nelsinho ressaltou que, embora a negociação de tarifas seja uma prerrogativa do Executivo, cabe ao Senado exercer seu papel constitucional de defesa dos interesses do país. A agenda da comitiva prevê encontros com empresários brasileiros e americanos no primeiro dia da missão. No segundo, os senadores devem se reunir com parlamentares dos Estados Unidos.
O tarifaço
Ele também citou críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal brasileiro
Reunião preparatória
Na quarta-feira (23), os senadores participaram de uma reunião virtual com o chanceler Mauro Vieira, a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e integrantes do governo. Vieira relatou que o Brasil já vem atuando junto ao setor privado e ao Tesouro dos EUA, por meio de articulações lideradas por diversos ministérios.
Um ponto destacado na conversa foi que, nos últimos 15 anos, a balança comercial tem sido sistematicamente favorável aos EUA, com média anual de superávit de US$ 410 milhões — valor que, atualmente, equivale a mais de R$ 2,2 bilhões.