Ouvindo...

Governo Trump quer declarar emergência para justificar tarifaço a produtos brasileiros, diz agência

Medida seria usada pelo presidente dos Estados Unidos como base para impor tarifas ao Brasil; uma vez que norte-americanos têm superávit comercial com o país

Governo Trump quer declarar emergência para justificar tarifaço, diz agência

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cogita uma declaração de emergência para justificar o tarifaço sobre produtos brasileiros, segundo informações da agência Bloomberg.

A medida seria usada como base legal para a aplicação de tarifa de 50% anunciada pelo republicano, uma vez que os Estados Unidos mantêm superávit nas relações comerciais com o Brasil. De acordo com a agência, a declaração de emergência seria necessária neste caso, uma vez que são os países que foram alvo de tarifas recíprocas que registram superávit.

Ainda de acordo com a Bloomberg, a decisão definitiva sobre o tema não foi tomada, mas é vista como necessária para impor a taxa sobre importações de produtos do Brasil

Leia também

O tarifaço

Em 9 de julho, Trump anunciou, em carta, que vai aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A nova medida tarifária entra em vigor a partir de 1º de agosto.

No documento o republicano criticou o tratamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem recebendo no Brasil, classificando o julgamento contra ele como uma “caça às bruxas” que deveria acabar imediatamente. O republicano acusa o Brasil de atacar a liberdade de expressão, citando decisões do Supremo Tribunal Federal que teriam imposto censura a redes sociais americanas.

Além disso, Trump afirma que o relacionamento comercial entre Brasil e EUA tem sido injusto e desequilibrado, com o Brasil impondo barreiras comerciais e ordenou uma investigação formal (Seção 301) contra o Brasil por práticas comerciais desleais, especialmente no setor digital.

Por fim, o republicano sugeriu que as tarifas podem ser revisadas (para cima ou para baixo), dependendo da abertura do Brasil ao comércio com os EUA e da eliminação de suas barreiras comerciais.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.