Ouvindo...

Reunião entre Lula e Trump nesta segunda foi ‘positiva’, avalia Haddad

Ministro da Fazenda afirma que encontro por videoconferência foi positivo e detalhamentos serão divulgados em nota oficial do Planalto

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

A conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi considerada positiva pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também participou do encontro. A reunião ocorreu por videoconferência na manhã desta segunda-feira (6), conforme apurado pela Itatiaia.

Segundo Haddad, as informações sobre o que foi tratado no encontro virtual serão centralizadas pelo Palácio do Planalto, que ainda deverá divulgar uma uma nota oficial. “Vai sair uma nota do Palácio sobre o tema, dando os detalhes que foram pactuados. O presidente recomendou a divulgação de uma nota. Combinamos de que a nota vai ser a expressão. Foi positiva”, afirmou o ministro a jornalistas na chegada ao ministério da Fazenda.

O encontro ocorre dois meses após a implementação do ‘tarifaço’ - uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unido. As tratativas para a videoconferência vinham sendo conduzidas desde a Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Lula e Trump se encontraram informalmente e comentaram ter havido boa “química” entre eles.

Leia também

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio