Ouvindo...

Professores esperam resposta do prefeito de BH, Álvaro Damião, para negociar o fim da greve

A expectativa do Sind-REDE/BH é que a prefeitura envie ainda nesta quarta-feira (18) um ofício com um agendamento oficial de uma reunião com a categoria

Escola Municipal Professor Paulo Freire, em BH

Professores da Rede Municipal de Educação esperam se encontrar em breve com o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), para negociar o fim da greve, que começou no dia 6 de junho.

Nesta quarta-feira (18), ao desembarcar no Aeroporto Internacional em Confins, na região metropolitana, Damião foi recebido por militantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de BH (Sind-REDE/BH) e garantiu diálogo com a categoria.

Uma das diretoras do Sind-REDE/BH, Vanessa Portugal, afirmou que o grupo espera que o ofício com o agendamento de uma reunião seja oficializado ainda nesta quarta-feira. “Nossa assembleia será na próxima terça-feira (24), então ainda teremos tempo”, disse.

Leia também

Movimento grevista

A categoria está paralisada desde o dia 6 de junho, reivindicando um maior reajuste salarial, adequação de carreira e outras mudanças.

A PBH tem recursos próprios, ela tem condição de atender a essa reivindicação específica dos trabalhadores em educação. E, além disso, é preciso também cuidar dos outros problemas que levantamos na nossa pauta: o número excessivo de alunos em sala, a falta de tempo de planejamento, a falta de professores nas escolas, a defasagem dos salários aposentados e a defasagem na nossa carreira”.
— disse Portugal para a reportagem.

À Itatiaia, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte, Bruno Passeli, afirmou que a PBH está disposta a negociar com os professores, mas afirmou que, no momento, não é possível conceder um reajuste maior do que os 2,49%.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.