Professores da Rede Municipal de Educação esperam se encontrar em breve com o prefeito de Belo Horizonte,
Álvaro Damião (União Brasil), para negociar o fim da greve, que começou no dia 6 de junho.
Nesta quarta-feira (18), ao
desembarcar no Aeroporto Internacional em Confins, na região metropolitana, Damião foi recebido por militantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de BH (Sind-REDE/BH) e garantiu diálogo com a categoria.
Uma das diretoras do Sind-REDE/BH, Vanessa Portugal, afirmou que o grupo espera que o ofício com o agendamento de uma reunião seja oficializado ainda nesta quarta-feira. “Nossa assembleia será na próxima terça-feira (24), então ainda teremos tempo”, disse.
Movimento grevista
A
categoria está paralisada desde o dia 6 de junho, reivindicando um maior reajuste salarial, adequação de carreira e outras mudanças.
“
A PBH tem recursos próprios, ela tem condição de atender a essa reivindicação específica dos trabalhadores em educação. E, além disso, é preciso também cuidar dos outros problemas que levantamos na nossa pauta: o número excessivo de alunos em sala, a falta de tempo de planejamento, a falta de professores nas escolas, a defasagem dos salários aposentados e a defasagem na nossa carreira”.
— disse Portugal para a reportagem.
À Itatiaia, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte,
Bruno Passeli, afirmou que a PBH está disposta a negociar com os professores, mas afirmou que, no momento, não é possível conceder um reajuste maior do que os 2,49%.