As pesquisas pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil no Google superaram as buscas pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, indicando maior interesse da população por um assunto que é positivo para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados foram levantados pela Itatiaia no Google Trends e se referem ao mês de novembro.
Em uma escala de interesse que varia de 0 a 100, a isenção do imposto atingiu o patamar máximo no dia 6 de novembro, um dia depois de o texto ter sido aprovado no Senado Federal e ser encaminhado à sanção do presidente.
Por outro lado, a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro marcou, na mesma escala, 67 pontos no dia 22 de novembro, quando o capitão reformado do exército foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, por ter descumprido medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O tema da isenção do Imposto de Renda voltou a ter um novo pico no dia da sanção, em 26 de novembro, e no dia seguinte, com 85 pontos e 89 pontos, respectivamente. Em média, durante todo o mês de novembro, as buscas pelo tema “Imposto de Renda” marcaram 48 pontos na escala, enquanto por “Jair Bolsonaro”, 9.
Em relação às buscas específicas, aparecem entre as cinco mais procuradas no tema “Imposto de Renda” o projeto de lei de isenção e “Lula sancionou o Imposto de Renda”. Quando o assunto foi “Jair Bolsonaro”, as buscas proeminentes foram “Jair Bolsonaro foi preso hoje” e “Por que Jair Bolsonaro foi preso”.