Ouvindo...

Pacheco presta solidariedade a Moraes após restrição dos EUA e defende soberania brasileira

O senador mineiro criticou o que classificou como ‘flagrante casuísmo’ por parte do governo norte-americano

Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) prestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o anúncio de sanções dos Estados Unidos contra o magistrado.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (30), Pacheco defendeu a soberania das instituições brasileiras e criticou o que classificou como “flagrante casuísmo” por parte do governo norte-americano.

“Presto minha solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, alvo de sanção imposta pelo governo dos EUA, nesta quarta-feira. E estendo meu apoio ao Judiciário do nosso país, um Poder que resguarda e se mantém fiel à nossa Constituição Federal. A soberania das instituições do Brasil e as decisões referendadas por elas não podem ser atacadas sem uma célere indignação dos homens públicos do nosso país, ainda mais diante de flagrante casuísmo. Que tenhamos a capacidade de resguardar a nossa grandeza, a nossa capacidade de diálogo, transparência e respeito às leis, sem subserviência a quem quer que seja”.

Leia também

Em nota oficial, o governo americano afirmou que Moraes “assumiu para si o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal”, e que suas ações configuram “graves abusos de direitos humanos”. A sanção também se estende a empresas nas quais ele tenha participação igual ou superior a 50%.

Entre as punições previstas a Moraes estão o bloqueio de bens e contas bancárias em território norte-americano, além do cancelamento do visto e a proibição de entrada nos EUA

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.