Ouvindo...

Movimentos estudantis marcam manifestações contra tarifaço pelo Brasil: veja onde será ato em BH

Atos contra a taxação de 50% sobre produtos importados brasileiros ocorre em oito capitais do país; ‘tarifaço’ entra em vigor em 1º de agosto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Diversas capitais brasileiras recebem, na próxima sexta-feira (01), atos em defesa à soberania do Brasil e contra o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As manifestações, convocadas pela União Nacional dos Estudantes, se concentram em oito capitais brasileiras. Em Belo Horizonte, o ato está marcado para a Praça Sete, no centro da capital mineira, a partir das 17h.

Além das entidades estudantis, UNE e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), também participam organizações da sociedade civil, que compõem a Frente Brasil Popular e Povo sem Medo.

“O recado das ruas é que não vamos aceitar chantagem nem submissão. O tarifaço de Trump, apoiado por Bolsonaro, é uma afronta à nossa soberania.”, afirma Bianca Borges, presidente da UNE.

Leia também

Veja onde será o ato nas oito capitais:

DF - Brasília - 09h - em frente a Embaixada dos EUA
SP - São Paulo - 10h - Consulado dos EUA em São Paulo
RJ - Rio de Janeiro - 18h - Consulado dos EUA
MG - Belo Horizonte - 17h - Praça Sete
BA - Salvador - 15h no Campo Grande
PE - Recife - 15:30 - Praça do Derby
RS - Porto Alegre - 18h na Esquina Democrática
AM - Manaus - 16h - Praça da Polícia/Palacete Provincial

Tarifaço de Trump

A manifestação das entidades estudantis está marcada para o mesmo dia em que está marcado para entrar em vigor a tarifa de 50% imposta pelo presidente norte-americano aos produtos importados brasileiros.

Trump pede o encerramento da ação penal contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de estado. Além disso, o republicano questiona desde decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e até o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

O governo federal, por sua vez, diz que tem buscado diálogo com o governo norte-americano, sem sucesso. Paralelamente, um grupo de senadores brasileiros viajou aos Estados Unidos para se reunir com representantes do setor privado e expandir as negociações.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.