Uma audiência pública marcada para esta quarta-feira (01), às 15h30, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater os impactos da implementação do projeto do Rodoanel na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A reunião contará com a presença de duas secretárias do governo Romeu Zema (Novo), que foram convocadas: Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente, e Alê Portela, titular da pasta de Desenvolvimento Social.
A audiência irá discutir, entre outros pontos, o direito à consulta livre, prévia e informada das comunidades quilombolas e de povos e comunidades tradicionais afetadas. O Rodoanel da RMBH é um projeto em regime de Parceria Público-Privada para construção, operação e manutenção de uma via de contorno que interligará municípios da região metropolitana.
A iniciativa prevê cerca de 100 quilômetros de extensão, com traçados que cruzam áreas urbanas e de biodiversidade vulnerável.
Apesar de o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) ter aprovado, em fevereiro de 2025, a licença prévia para o empreendimento, o início das obras ainda depende da emissão da licença de instalação.