Ouvindo...

Câmara Americana de Comércio vai elaborar manifesto contra tarifaço, diz senador

Comitiva brasileira que está nos Estados Unidos se reuniu com empresários; senador diz que corporações também estão preocupadas com impacto da medida de Trump

Senador Carlos Viana (Podemos)

A Câmara Americana de Comércio vai elaborar um texto com o objetivo de pressionar por mais prazo e a reabertura das negociações entre Brasil e Estados Unidos antes da entrada em vigor das sanções anunciadas pelo governo americano contra o país. A informação foi dada pelo senador Carlos Viana (Podemos), que integra a comitiva brasileira em missão oficial a Washington e autor do pedido.

Segundo Viana, a manifestação será feita em nome do setor privado e deve destacar os prejuízos econômicos que as sanções trarão tanto para empresas brasileiras quanto norte-americanas.

Leia também

“O presidente da Câmara de Comércio atendeu ao nosso pedido. Eles pretendem fazer um texto que represente com clareza os prejuízos que os dois países terão, caso nós não consigamos a reabertura do diálogo e o adiamento das sanções. É um jogo de perde-perde para norte-americanos e brasileiros”, afirmou o senador.

A movimentação da Câmara de Comércio foi vista como um avanço pelos parlamentares brasileiros, que tentam sensibilizar autoridades e entidades americanas para o impacto da medida. Viana reforça que a apreensão com o prazo não é apenas do lado brasileiro.

“Ficou muito claro, na reunião que tivemos, que as grandes corporações que importam e montam seus equipamentos no Brasil estão também muito preocupadas e querendo um adiamento”, disse.

Condições justas

O parlamentar destacou ainda que a comitiva brasileira busca um canal de diálogo efetivo, mas em condições justas.

“Nós não queremos negociar com uma espada sobre a nossa cabeça a todo momento. Queremos igualdade na possibilidade de acharmos soluções”, disse. “Queremos dialogar, queremos que os Estados Unidos sejam parceiros, mas queremos também ser respeitados como povo, como país soberano que somos”, destacou.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.