Moraes manda formalizar pedido de extradição de Alexandre Ramagem, foragido nos EUA

Aliado de Bolsonaro, Ramagem foi condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado

Ramagem

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Secretaria Judiciária da Corte que dê início ao processo de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro fugiu em setembro para os Estados Unidos.

“Determino à Secretaria Judiciária que remeta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição de ALEXANDRE RAMAGEM, nos termos do Tratado de Extradição com os Estados Unidos da América”, diz o despacho de Moraes.

Ramagem deixou o Brasil no mesmo mês em que a Primeira Turma do STF o condenou a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Leia também

Com base na informação de que Ramagem se encontra em território norte-americano, Moraes determinou que a Secretaria Judiciária do STF envie ao Ministério da Justiça toda a documentação necessária para a formalização do pedido de extradição.

De acordo com a decisão, os documentos devem detalhar o local, a data, a natureza e as circunstâncias do crime, além da identidade do extraditando. Também devem constar cópias das leis aplicáveis, informações sobre a competência, a pena imposta e a prescrição.

De acordo com o despacho, todo o material deverá ser encaminhado em português e acompanhado de tradução oficial para o inglês, idioma oficial dos Estados Unidos, além do formulário padrão de pedido de extradição do Ministério da Justiça devidamente preenchido.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...