Ouvindo...

Moraes brinca com humorista ‘advogado': ‘Tô precisando para me defender dos Estados Unidos’

Ministro fez piada sobre sanções dos EUA durante encontro com influenciador que interpreta seu “advogado” na internet

Ministro Alexandre de Moraes e influenciador Mizael Silva

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ironizou, nesta quarta-feira (13), os ataques que vem recebendo dos Estados Unidos e afirmou que está “precisando de um advogado” para se defender do país.

A brincadeira ocorreu durante um encontro com o influenciador Mizael Silva — humorista que ficou conhecido na internet pelo personagem “advogado de Alexandre de Moraes”.

“Você tá bem de advogado, tô precisando mesmo [...] para me defender nos EUA”, afirmou Moraes para o influenciador. Mizael respondeu ao ministro: “o visto vai ser renovado”, em tom de brincadeira.

Leia também

Moraes e outros ministros do STF tiverem o seus vistos revogados pelo governo do presidente norte-americano, Donald Trump.

Além de perder o visto, os Estados Unidos também aplicou a Moraes a chamada “Lei Magnitsky”, sob a alegação de que o Supremo promoveria uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ministro tem sido alvo de críticas recorrentes do governo Trump. A Lei Magnitsky, permite ao governo norte-americano congelar bens e proibir a entrada do ministro no país.

Encontro com influenciadores

Mizael foi convidado pelo STF para participar do evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, que reúne 26 influenciadores nos dias 13 e 14 de agosto.

Segundo a Corte, a iniciativa busca aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de formadores de opinião digital, promovendo um diálogo direto com ministros sobre temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação.

Durante a programação, os participantes terão visita guiada ao tribunal, acompanharão uma sessão no Plenário e participarão de rodas de conversa com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.