Belo Horizonte
Itatiaia

Megaoperação no Rio: Moraes se reúne com entidades de direitos humanos

Encontro no STF discutiu denúncias de violações durante ação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão

Por
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).  • Antonio Augusto | Secom | TSE.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), realizou nesta quarta-feira (5) uma audiência com entidades de direitos humanos para tratar da megaoperação policial que aconteceu no Rio de Janeiro.

A ação foi a mais letal da história do estado e deixou ao menos 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Outro ponto questionado foi o fato de as perícias estarem sendo conduzidas apenas por órgãos estaduais.

Após a reunião, participantes afirmaram que Moraes se comprometeu a acionar o Ministério Público Federal (MPF) para avaliar a condução das perícias e as denúncias de violações.

A deputada estadual Dani Monteiro (Psol-RJ), que participou do encontro, destacou os temas discutidos.

“Atrelamos prioritariamente a questão das perícias, a garantia do funcionamento da polícia técnica e científica e a elucidação desses casos. Reforçamos também o descumprimento de pontos da ADPF, especialmente a ausência de socorro ”, afirmou a deputada.

O caso da ADPF das favelas era relatado pelo ministro aposentado Luís Roberto Barroso, e agora está sob relatoria provisória de Alexandre de Moraes até a nomeação do novo ministro que ocupará a vaga aberta no Supremo.

Na segunda-feira (3), Moraes foi até o Rio de Janeiro, onde teve uma série de encontros para discutir a megaoperação realizada. Entre outras autoridades, o ministro se reuniu com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Tópicos