Ouvindo...

MBL lança partido e deputado Kim Kataguiri confirma nome de candidato à presidência

Missão terá o empresário paulista Renan Santos como candidato; formação do partido começou em 2023 e deve ser homologada nos próximos dias

Renan Santos, presidente do partido Missão e pré-candidato à presidência

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) confirmou, em entrevista à repórter Edilene Lopes, da Itatiaia, nesta terça-feira (30), o nome do músico, empresário e ativista Renan Santos como pré-candidato a presidência pelo partido Missão. O grupo político, fundado por membros do Movimento Brasil Livre (MBL) ,deve oficializar a homologação do partido ainda em outubro.

“Em 20 dias deve ser homologado e nós teremos sim o candidato à presidência chamado Renan Antônio Ferreira dos Santos, que é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre junto comigo e fundador do Partido Missão, presidente do Partido Missão”, afirmou o deputado.

Ainda sobre as eleições de 2026, o deputado colocou em dúvida até a candidatura do presidente Lula. “Certamente, só garanto Renan Santos. Nenhum dos outros candidatos eu garanto. Não garanto o Lula, tá? E eu tenho uma posição bem minoritária, hoje descredenciada, descredibilizada de que o Lula não será candidato. Eu acho que ele não vai correr o risco de disputar a eleição e perder”, completou.

Kataguiri falou também sobre o processo de aprovação do Missão e cutucou adversários políticos. “O Intercept e o PSOL falaram: Não, porque vocês fraudaram assinaturas, coletaram de maneira fraudulenta. Todos eles falaram, nenhum deles apresentou nenhuma impugnação. Então, em 20 dias deve ser homologado, mesmo porque não há nenhum argumento contrário, nem por parte da população, nem por parte da procuradoria eleitoral”, concluiu.

O Missão

O partido Missão nasceu dentro do Movimento Brasil Livre (MBL), em São Paulo e teve o processo de criação e reunião de assinaturas iniciado em novembro de 2023. A pretensão é de que, os membros do MBL, que hoje estão espalhados por vários partidos do espectro da centro-direita e da direita, se alinhem em uma única legenda.

No site oficial do partido, o Missão divulga uma publicação, chamado de “Livro Amarelo”, que se propõe a investigar cada os aspectos do Brasil e apontar caminhos por onde seguir com base em experiências que deram certo em outros países.

Na publicação, o Missão ainda divulga uma lista de valores, são eles:

  • Fim dos privilégios do funcionalismo
  • Endurecimento das leis penais
  • Priorização da educação para todos
  • Industrialização do Nordeste
  • Guerra contra o tráfico de drogas
  • Combate à corrupção
  • Respeito à responsabilidade fiscal
  • Aumento da qualidade em saúde
  • Combate à poluição e ao desmatamento

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista, formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital, na mesma instituição. Doze anos na Record Minas, como produtor, editor e editor-chefe de telejornais e coberturas especiais. Atualmente é coordenador de jornalismo digital da Itatiaia