Lula fará última ofensiva para tentar convencer Pacheco a disputar governo de MG

Presidente espera convencer senador mineiro a se lançar para a disputa pelo Palácio Tiradentes em outubro

Em busca de um palanque forte em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não desistiu de tentar convencer o senador Rodrigo Pacheco (PSD) a entrar na disputa pelo governo de Minas Gerais em outubro.

A informação sobre uma última ofensiva do petista para convencer Pacheco foi publicada no blog do jornalista Gustavo Uribe, da CNN, e confirmada pela reportagem da Itatiaia.

Lula espera ter uma nova conversa com Pacheco nas próximas semanas. O presidente e interlocutores políticos do Planalto consideram que o cenário político em Minas segue incerto há menos de 10 meses para a eleição e que há espaço para o nome do senador.

Na última visita em Minas Gerais, Lula afirmou que “não teria pressa” para definir o cenário mineiro.

“Eu não tenho pressa, sabe? Eu não tenho pressa, quem tem pressa come cru. Ou seja, eu vou esperar o tempo passar. Eu ainda... eu quero que o Pacheco esteja ouvindo essa entrevista, que eu não perdi a esperança de que o Pacheco seja candidato a governador”, disse Lula em entrevista à TV Alterosa.

Mudança de partido

O senador, no entanto, não demonstrou interesse em se lançar candidato até o momento e tem reforçado a aliados próximos que se mantém resoluto: a tendência é de que não dispute nenhum cargo neste ano.

O nome de Pacheco foi defendido por vários senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que segue aberta na Corte. Lula, porém, indicou o advogado geral da União, Jorge Messias para a cadeira no STF.

No Palácio do Planalto, assessores do presidente começaram a defender que, caso Pacheco seja convencido por Lula, ele se filie ao União Brasil, sigla do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...