Ouvindo...

Lula fala em taxar big techs americanas e diz que ‘não é um gringo que vai dar ordem’ a ele

Segundo o presidente, a decisão dos EUA de sobretaxar os produtos brasileiros fere a soberania nacional

O presidente Lula durante o Congresso da UNE, em Goiânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (17) a tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. Segundo o petista, a decisão fere a soberania nacional.

“Nós vamos responder da forma mais civilizada possível e da forma que um democrata responde. A primeira coisa é que nós não aceitamos que ninguém, de nenhum país fora do Brasil, se meta nos nossos problemas internos, que é dos brasileiros”, declarou o presidente em discurso no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia.

Leia também

Lula disse ainda que pretende taxar as big techs como resposta e disse que “não é um gringo que vai dar ordem” a ele.

“O mundo tem que saber o seguinte: esse país só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. E eu queria dizer para vocês que a gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas americanas digitais”, pontuou.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.