Ouvindo...

Lula diz que convidou Trump para a COP30: ‘Não guardo mágoa de ninguém’

O petista afirmou ter enviado uma carta ao presidente norte-americano, mesmo em meio à tensão diplomática

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira (12) que convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por carta, para a COP30, que será realizada em novembro em Belém, no Pará.

“Mandei uma carta para ele [Donald Trump] essa semana convidando ele para COP. Não guardo mágoa de ninguém. Não sei se ele recebeu, mas espero que ele responda, eu respondo todas as cartas que recebo”, disse Lula em entrevista à rádio BandNews FM.

Leia também

"É importante que a gente converse. Ele não precisa gostar de mim, eu não preciso gostar dele, ele só precisa gostar do Brasil e eu do povo americano. Se a gente respeitar o que a gente é, tá de bom tamanho”, completou o presidente brasileiro.

Tarifaço

Na mesma entrevista, o presidente brasileiro também disse que irá disponibilizar R$ 30 bilhões para empresas brasileiras afetadas pelas tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.