O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta sexta-feira (4.jul.2025), que os órgãos competentes intensifiquem a fiscalização sobre os preços dos combustíveis praticados nos postos. A declaração foi dada durante cerimônia de anúncio de investimentos em refino e petroquímica, realizada em Duque de Caxias (RJ).
Segundo Lula, as reduções nos preços dos combustíveis promovidas pela Petrobras não estão chegando ao consumidor final. Ele citou, ainda, a existência de lucros excessivos na venda do gás de cozinha.
“Não é possível a Petrobras reduzir o preço e ele não chegar na bomba. Tem gente ganhando demais em cima do povo brasileiro”, afirmou o presidente.
Cobrança por fiscalização
Durante o evento, Lula pediu que órgãos como a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Agência Nacional do Petróleo (ANP), os Procons estaduais, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e até a Polícia Federal atuem com rigor para coibir abusos nos preços.
Governo pede investigação formal
Na quinta-feira (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a abertura de uma investigação sobre possíveis práticas anticoncorrenciais por parte de distribuidoras e revendedores. O motivo: indícios de que os repasses de redução de preços das refinarias não estariam sendo aplicados ao consumidor final.
O pedido foi encaminhado ao Cade, à Polícia Federal e a outros órgãos de controle.
De acordo com a AGU, os indícios envolvem a formação de preços da gasolina, do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) em toda a cadeia de abastecimento.