A Corte de Apelação da Itália retoma nesta terça-feira (20) a análise do pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL), solicitado pelo governo brasileiro. A sessão será realizada de forma reservada e marca a quarta tentativa de deliberação do caso, após sucessivos adiamentos.
A última reunião ocorreu em dezembro, quando os magistrados decidiram postergar a análise alegando que haviam recebido com pouco tempo de antecedência documentos enviados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O material detalha os processos aos quais Zambelli responde no Brasil e as condições do sistema prisional do Distrito Federal, incluindo informações sobre a penitenciária da Colmeia, onde ela deverá cumprir pena caso a extradição seja autorizada.
Caso a Corte de Apelação dê parecer favorável à extradição, a defesa ainda poderá recorrer à Corte de Cassação, instância máxima do Judiciário italiano. Somente após o esgotamento de todas as possibilidades de recurso é que a decisão final ficará a cargo do ministro da Justiça da Itália, responsável por autorizar ou não a entrega da ex-deputada ao Brasil.