Justiça italiana retoma análise do pedido de extradição de Carla Zambelli nesta terça (20)

Corte de Apelação se reúne pela quarta vez para decidir sobre solicitação do governo brasileiro

Zambelli em depoimento remoto à CCJ da Câmara

A Corte de Apelação da Itália retoma nesta terça-feira (20) a análise do pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL), solicitado pelo governo brasileiro. A sessão será realizada de forma reservada e marca a quarta tentativa de deliberação do caso, após sucessivos adiamentos.

A última reunião ocorreu em dezembro, quando os magistrados decidiram postergar a análise alegando que haviam recebido com pouco tempo de antecedência documentos enviados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O material detalha os processos aos quais Zambelli responde no Brasil e as condições do sistema prisional do Distrito Federal, incluindo informações sobre a penitenciária da Colmeia, onde ela deverá cumprir pena caso a extradição seja autorizada.

Zambelli está detida em Roma desde julho de 2025. Ela deixou o Brasil após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Posteriormente, recebeu nova condenação, desta vez a cinco anos e três meses, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O pedido formal de extradição foi encaminhado pelo Ministério da Justiça brasileiro às autoridades italianas em junho do ano passado. Em dezembro, a ex-parlamentar renunciou ao mandato após decisão do STF que determinou a posse do suplente em até 48 horas.

Leia também

Caso a Corte de Apelação dê parecer favorável à extradição, a defesa ainda poderá recorrer à Corte de Cassação, instância máxima do Judiciário italiano. Somente após o esgotamento de todas as possibilidades de recurso é que a decisão final ficará a cargo do ministro da Justiça da Itália, responsável por autorizar ou não a entrega da ex-deputada ao Brasil.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...