A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa em Roma, na Itália, nesta terça-feira (29). Condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, a parlamentar era considerada foragida no Brasil e foi inserida na lista vermelha da Interpol. A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal.
De acordo com a PF, Zambelli deve ser extraditada para o Brasil. “A presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário”, diz nota.
O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou no X, antigo Twitter, que forneceu o endereço de Zambelli à polícia italiana. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.
Zambelli está na Itália há cerca de dois meses. Ela deixou o país antes que sua pena começasse a ser cumprida. Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, os perfis oficiais da deputada, de sua mãe e de seu filho foram retirados do ar. Desde então, Zambelli passou a se comunicar por meio de um novo perfil, criado em 13 de junho.