Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e nega crise entre os Poderes

“A decisão do ministro Alexandre busca mostrar até que ponto cada Poder pode ir. Isso é ótimo para o país”, afirmou

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou nesta sexta-feira (4) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu os decretos sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e afirmou que não há crise entre os Poderes. A declaração foi dada após evento do Brics, no Rio de Janeiro.

Leia mais: ‘STF virou Tutor da República?': decisão sobre IOF acirra tensão com o Congresso

A medida liminar foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu tanto os decretos do presidente Lula que aumentavam as alíquotas do IOF quanto o decreto legislativo aprovado pelo Congresso que tentava barrar a mudança. Moraes também marcou uma audiência de conciliação entre os Poderes para o dia 15 de julho.

Leia também

Para Haddad, a decisão contribui para esclarecer os limites constitucionais de atuação de cada Poder. “A decisão do ministro Alexandre busca mostrar até que ponto cada Poder pode ir. Isso é ótimo para o país”, afirmou.

Leia mais: Motta comemora decisão de Moraes sobre o IOF, mas omite que Congresso também foi barrado

O ministro negou qualquer conflito institucional. “Estou falando exatamente o contrário disso”, disse Haddad. Segundo ele, decisões recentes do STF têm buscado fortalecer as instituições, respeitando suas competências.

“Quanto mais clareza tivermos sobre as competências constitucionais de cada Poder, mais tranquilamente um presidente poderá governar, sempre subordinado às leis do país”, completou.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...