Ouvindo...

Governo Zema aciona Governo Lula e cobra posicionamento sobre oferta de estatais

Em documento, vice-governador afirma que o governo Zema está “cumprindo todos os prazos e condições impostas”.

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo)

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), encaminhou, nesta segunda-feira (30), um ofício ao Ministério da Fazenda, do governo Lula, cobrando um pedido de manifestação sobre a cinco empresas já ofertadas ao governo federal – Cemig, Copasa, Codemig, MGI e EMC. No documento, o Estado reafirmou o compromisso de adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

O ofício formaliza, ainda, a solicitação para a compensação de créditos para fins de pagamento da dívida com a União. “O procedimento está previsto no decreto federal número 12.433/25, que regulamenta o programa e determina o prazo até 30 de junho para que os estados devedores informem a cessão de créditos líquidos e certos à União”, diz o comunicado do governo.

“Tudo o que o governo de Minas precisa fazer para solucionar o problema da dívida está sendo feito. Estamos cumprindo todos os prazos e condições impostas pelo credor”, afirmou o vice-governador Mateus Simões.

Na semana passada, dois projetos de lei, o PL 3.731/25, que trata da cessão de direitos creditórios do Estado para a União, e o PLC 69/25, que dispõe da compensação previdenciária, foram aprovados, em definitivo, na Assembleia Legislativa. Os dois se somam à Lei 25.282 que autoriza o estado a aderir ao Propag.

Atualmente, a dívida de Minas com a União está em torno de R$ 165 bilhões.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.