A Embaixada de Israel em Brasília segue fechada nesta sexta-feira (13), um dia após os ataques aéreos israelenses contra o Irã e a retaliação com mísseis iranianos. Apesar de não ter dado nenhum esclarimento sobre o ocorrido, fontes diplomáticas confirmaram que a medida foi adotada por motivos de segurança, e os funcionários foram orientados a não comparecer ao local de trabalho. Ainda não há previsão para a reabertura da sede.
Leia mais:
O fechamento faz parte de uma reação coordenada em diversas representações diplomáticas israelenses ao redor do mundo, diante da escalada das tensões no Oriente Médio. O consulado-geral de Israel em São Paulo também permanece sem atendimento ao público.
Em nota oficial, a embaixada informou que Israel “lançou uma operação militar para eliminar a ameaça nuclear iraniana”, classificada como “uma ameaça existencial ao povo israelense”. O ataque desencadeou a resposta do Irã, que lançou mísseis e drones em direção a cidades israelenses, incluindo explosões registradas em Tel Aviv.
O Irã nega estar desenvolvendo armas nucleares e afirma que seu programa atômico tem fins exclusivamente pacíficos, como a produção de energia.