Nesta segunda-feira (9) ,durante evento de anúncio de verbas federais para o Instituto Butantan, em São Paulo, o presidente
Em pronunciamento na capital paulista, o petista citou conversas com o ministro da Fazenda,
“Você vê muita gente na televisão falando em inovação, quem é que faz inovação nesse país se não é investimento público? Eu lembro que uma vez nós fomos fazer uma pesquisa sobre inovação, Haddad, e a Petrobras era responsável por quase 80% de tudo que se investia em inovação nesse país. E nós estamos vivendo um momento em que o Brasil tá provando que esse país tem tudo para dar certo”, afirmou o presidente.
O
Lula, que tentará se reeleger e viabilizar um quarto mandato na Presidência da República, exaltou a própria gestão durante o pronunciamento. Ele criticou o que considerou projeções equivocadas do mercado financeiro.
“Quando nós tomamos posse, as previsões negacionistas que tinha nesse país: o dólar ia estourar, a inflação estava fora de controle, nós íamos ter um débito fiscal incontrolável, ou seja, o Brasil não ia dar certo. O que aconteceu no final do terceiro ano de mandato? Nós temos e vamos ter a menor inflação em 4 anos, vamos ter a maior população economicamente ativa da história desse país, o menor desemprego da história e a maior massa salarial [...] O dólar que ia para R$ 7 está a R$ 5,22 a 5,23 e fica oscilando porque depende do humor do Trump. Não depende de nós. Não depende da seriedade da nossa economia. [...] Ou seja, aonde é que está a razão para alguém desacreditar desse país, para alguém não apostar nesse país?”, questionou Lula.