Em laudo médico, PF diz que Bolsonaro recebe tratamento adequado na Papudinha

Documento foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (6)

O ex-presidente Jair Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) afirmou nesta sexta-feira (6) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está com o tratamento adequado na Papudinha. A informação consta em laudo médico enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o documento, embora o quadro de saúde de Bolsonaro inspire cuidados, o ex-presidente relatou que teve uma “boa adaptação” na prisão especial do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, em Brasília.

Entre os pontos de atenção mencionados pela PF, estão o controle rigoroso de pressão arterial, hidratação adequada, dieta fracionada, acesso a exames laboratoriais e de imagem periódicos, e uso contínuo de aparelho para o tratamento da apneia do sono e ronco, o CPAP.

Apesar disso, o ex-presidente relatou que, na Papudinha, ele repousa por 20 minutos após o almoço, assiste a programas esportivos na televisão e conversa com o policial de plantão responsável pela guarda externa da cela.

Bolsonaro afirmou que, no final da tarde, “costuma realizar caminhada de aproximadamente 1 km, sob escolta”.

Segundo o ex-presidente a atual carceragem é melhor do que a Superintendência da Polícia Federal, onde ele estava preso antes da transferência para a Papudinha, principalmente pelo espaço físico.

A atual cela é individual, com cerca de 38,5 m², composta por quarto-sala, banheiro adaptado com barras de apoio, copa, lavanderia e área externa privativa.

Aos peritos da PF, Bolsonaro afirmou também “não se incomodar com ruídos, apesar de a unidade encontrar-se em obras” – uma queixa frequente na cela anterior – e revelou estar emocionalmente equilibrado.

“Questionado sobre seu estado emocional, o periciado afirmou procurar manter-se equilibrado, relatando maior preocupação com a família, especialmente com a filha, a enteada e a esposa. Negou acompanhamento psiquiátrico regular, referindo como apoio emocional a prática religiosa, com visitas de um pastor. Negou sentimentos de desesperança ou desânimo profundo”, disse.

Com isso, os peritos concluíram, em resposta aos questionamentos da defesa, que há condições de Bolsonaro permanecer na Papudinha ainda que seu quadro clínico seja complexo e inspire monitoramento constante.

O resultado do laudo pode dificultar a apresentação de um novo pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...