O governador Romeu Zema (Novo) publicou no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (5) a autorização para que a secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela (PL), se afastasse do cargo para uma viagem em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 24 e 30 de janeiro.
A publicação, uma semana após o retorno da secretária ao Brasil, autorizou Alê Portela a se afastar de suas atribuições “para participar da Cerimônia “Opening Bell”, em New York/EUA, com ônus limitado para o Estado, ficando vedado o pagamento das demais despesas”.
Em suas redes sociais, a secretária postou uma foto participando da cerimônia com representantes da Atlas Lithium Corporation na bolsa de valores Nasdaq, que atua na extração de lítio e minerais raros. Ela também compartilhou uma foto postada pelo ex-deputado Léo Portela, que mora nos Estados Unidos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social informou à coluna Poder em Minas que a “publicação do ato ocorreu posteriormente em razão dos trâmites administrativos necessários, com efeitos retroativos, visando à regularização formal da situação funcional e à adequada publicidade do afastamento”.
Apesar de a publicação assinada por Zema dizer que a viagem da secretária teve “ônus limitado para o estado”, a pasta informou que não houve gastos com qualquer despesa.
“A Sedese esclarece que a viagem foi realizada sem ônus para o Estado de Minas Gerais, não havendo concessão de diárias, passagens ou quaisquer outras despesas custeadas pelo erário”, diz a pasta.
Ainda segundo a secretaria, Alê Portela participou de agendas institucionais relacionadas à pauta de desenvolvimento social. A coluna Poder em Minas pediu o detalhamento da agenda durante os sete dias de afastamento da secretária, mas a pasta informou apenas o evento na bolsa de Nova York.