O governador Romeu Zema (Novo) fez mais de uma viagem por mês partindo ou chegando de Araxá em aeronaves oficiais neste mandato. Levantamento feito pela Itatiaia a partir do Portal da Transparência do Governo de Minas mostra que a cidade do Triângulo Mineiro aparece 34 vezes na lista que abarca o período de janeiro de 2023 a agosto deste ano.
Araxá, cidade de quase 112 mil habitantes, foi a origem de 14 voos oficiais de Zema em seu segundo mandato. Em outras 20 oportunidades, o município foi onde as aeronaves do estado aterrissaram.
Romeu Zema
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, Araxá é a 28º cidade mais populosa do estado. Na Região do Triângulo Mineiro, ela fica atrás de Uberlândia, Uberaba e Araguari em população. É menor também que Patos de Minas, outro município importante nas cercanias.
Neste mandato, Zema fez 33 voos somando decolagens e aterrissagens em Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas (Araguari não entrou na lista). Em Araxá, o número é de 34.
À reportagem, o Governo de Minas justificou as viagens para Araxá a partir da importância econômica e estratégica do
“Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba formam a segunda área mais populosa de Minas, com cerca de 3 milhões de habitantes. Além disso, as duas regiões são responsáveis por cerca de 18% do PIB (Produto Interno Bruto) mineiro e configuram uma importante rota de transporte de riquezas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. É natural que as cidades da região estejam entre os destinos mais frequentes do governador. Os aeroportos de Araxá, Uberlândia e Uberaba são prioritários, devido a suas estruturas”, disse o Governo, em nota.