Ouvindo...

Em aeronaves oficiais, Zema fez um voo por mês passando por Araxá neste mandato

Governador tem 34 voos com sua cidade natal como origem ou destino; Executivo justifica a partir da importância do Triângulo Mineiro para o estado

Romeu Zema em Araxá durante votação; governador tem domicílio eleitoral em sua cidade natal, no Triângulo Mineiro

O governador Romeu Zema (Novo) fez mais de uma viagem por mês partindo ou chegando de Araxá em aeronaves oficiais neste mandato. Levantamento feito pela Itatiaia a partir do Portal da Transparência do Governo de Minas mostra que a cidade do Triângulo Mineiro aparece 34 vezes na lista que abarca o período de janeiro de 2023 a agosto deste ano.

Araxá, cidade de quase 112 mil habitantes, foi a origem de 14 voos oficiais de Zema em seu segundo mandato. Em outras 20 oportunidades, o município foi onde as aeronaves do estado aterrissaram.

Romeu Zema nasceu em Araxá em outubro de 1964. A cidade é também o berço do Grupo Zema, conglomerado de comércio de roupas, eletrodomésticos e postos de combustível com forte atuação no interior do estado.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, Araxá é a 28º cidade mais populosa do estado. Na Região do Triângulo Mineiro, ela fica atrás de Uberlândia, Uberaba e Araguari em população. É menor também que Patos de Minas, outro município importante nas cercanias.

Neste mandato, Zema fez 33 voos somando decolagens e aterrissagens em Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas (Araguari não entrou na lista). Em Araxá, o número é de 34.

À reportagem, o Governo de Minas justificou as viagens para Araxá a partir da importância econômica e estratégica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - onde estão as cidades supracitadas.

“Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba formam a segunda área mais populosa de Minas, com cerca de 3 milhões de habitantes. Além disso, as duas regiões são responsáveis por cerca de 18% do PIB (Produto Interno Bruto) mineiro e configuram uma importante rota de transporte de riquezas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. É natural que as cidades da região estejam entre os destinos mais frequentes do governador. Os aeroportos de Araxá, Uberlândia e Uberaba são prioritários, devido a suas estruturas”, disse o Governo, em nota.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.