Ouvindo...

Lula recebe autor de best-seller sobre democracia no Planalto

Steven Levistsky, professor da Universidade Harvard e coautor de “Como as democracias morrem”, está em viagem ao Brasil

O professor Steven Levitsky, da Universidade Harvard

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, o cientista político Steven Levitsky, professor da Universidade Harvard e coautor do best-seller “Como as democracias morrem”, livro que explica o processo de destruição dos princípios democráticos no século XXI a partir da ascensão da extrema direita.

Em viagem ao Brasil, Levitsky esteve ontem (12) no Senado, onde participou de um seminário sobre a democracia na América Latina. No evento, ele afirmou que a reação brasileira ao que considera ameaças ao regime democrático foi melhor que a resposta à invasão do Congresso dos Estados Unidos, em 2021.

O professor fez ainda uma análise do que é preciso ser feito para fortalecer as instituições democráticas na atualidade:

“Denunciar comportamento violento ou antidemocrático, mesmo quando praticado por seus próprios aliados ideológicos. Significa expulsar autoritários do seu partido. Significa recusar-se a indicar e apoiar candidatos antidemocráticos. E significa estar disposto a trabalhar com seus rivais ideológicos para forjar uma ampla coalizão pró-democracia com o objetivo de isolar e derrotar extremistas autoritários”, declarou.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.