Ouvindo...

‘Adultização': Governo Lula quer projeto para punir redes sociais após denúncia de Felca

Proposta deve ser encaminhada a Câmara, onde a promessa é de incluir na pauta projetos para combater crimes contra crianças e adolescentes nas redes sociais

Governo Lula vai encaminhar proposta sobre proteção de crianças nas redes após denúncia de Felca

O governo federal deve enviar nos próximos dias ao Congresso um projeto de lei para regular e punir as big techs pela divulgação de conteúdos criminosos nas redes sociais, como vídeos sexualizando crianças e adolescentes. A afirmação é do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista à rádio Alvorada FM, da Bahia, nesta terça-feira (12).

De acordo com o ministro, as plataformas digitais resistem à fiscalização porque “ganham muito dinheiro patrocinando, estimulando e viabilizando crime”. Por isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai encaminhar uma proposta legislativa para tratar do tema.

Leia também

“O governo brasileiro, o presidente Lula, é favorável à regulamentação, à fiscalização dessas plataformas digitais que ganham muito, muito dinheiro às custas da saúde mental e da saúde física, às vezes, de crianças, adolescentes e mulheres que são exploradas e enganadas através de redes sociais”, declarou Rui Costa.

A pauta voltou ao debate público após o influenciador digital e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, denunciar, em vídeo publicado na semana passada, casos de exploração sexual de menores nas plataformas digitais. O youtuber chamou a atenção para a chamada “adultização” precoce de crianças nas redes, e como os algoritmos direcionam para esse tipo de conteúdo sem qualquer pudor.

“Você não pode, por ter um meio de comunicação na mão, viabilizar a atividade criminosa. O mesmo vale para as plataformas digitais, que não podem estimular o crime, ganhar dinheiro facilitando crimes contra pessoas vulneráveis, como crianças, idosos e adolescentes”, acrescentou o ministro.

Rui Costa ressaltou ainda que é necessário não apenas punir quem publica esses conteúdos, mas também quem viabiliza a sua disseminação. “Mais do que nunca, é preciso regular, fiscalizar e punir não apenas quem publica, mas também quem viabiliza a disseminação desses conteúdos.”

A iniciativa do governo federal se soma ao apoio dado em outros poderes. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou as redes sociais para anunciar que projetos para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital devem ser incluídos na pauta da Casa nesta semana.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio