Ouvindo...

Lula faz segunda reunião ministerial do ano com tarifaço e 2026 no radar

Governo també deve discutir lançamento de programas, como uma linha de crédito para reforma de casas e o novo Auxílio Gás

O presidente Lula durante reunião no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduz nesta terça-feira (26), no Palácio do Planalto, a segunda reunião ministerial do ano.

A expectativa é que durante este encontro sejam discutidas as ações do governo nos últimos meses e as prioridades neste segundo semestre, como os lançamentos dos programas de crédito habitacional para reforma de casas, o novo Auxílio Gás, que será rebatizado de “Gás para Todos”, além da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, em tramitação no Congresso.

Outro assunto na pauta de discussões é a resposta ao tarifaço de 50% aos produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos. Nas últimas semanas, além de tentar avançar em um acordo com o governo de Donald Trump, Lula e sua equipe têm buscado novos parceiros comerciais para driblar a restrição americana.

Todos os 38 ministros foram convocados para a reunião, que deve terminar no início da tarde. Após o encontro, a previsão é que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, dê uma declaração à imprensa.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.