Ouvindo...

Deputado quer obrigar uso de cores da bandeira no uniforme da Seleção

Zé Trovão (PL-SC) apresentou projeto nesta terça-feira em reação à possível camisa vermelha para a Copa de 2026

O deputado bolsonarista Zé Trovão

O deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) apresentou nesta terça-feira (29) um projeto de lei para obrigar que entidades públicas ou privadas que representem o Brasil adotem apenas as cores da bandeira nacional – ou seja, verde, amarelo, azul ou branco. É uma reação à camisa vermelha que pode ser adotada como uniforme secundário da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2026.

Segundo o texto, a regra valerá para:

  • Delegações esportivas;
  • Missões diplomáticas e consulares;
  • Delegações científicas, tecnológicas ou culturais;
  • Entidades participantes de exposições internacionais ou eventos oficiais;
  • Organizações da sociedade civil que atuem mediante convênio, parceria
  • ou contrato com a administração pública federal.

Em caso de descumprimento, as entidades ficarão sujeitas à advertência e notificação para adequação imediata. Se o comportamento for reiterado, os repasses públicos vinculados à representação podem ser suspensos, além de declarado o impedimento de a instituição representar oficialmente o país por até quatro anos.

“Nem nossa bandeira, nem nossos uniformes, nem p* nenhuma do nosso país será vermelha!”, escreveu o deputado em seu perfil no X (antigo Twitter).

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.