O secretário municipal de obras e infraestrutura da Prefeitura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, disse, nesta quinta-feira (14), que apesar de acreditar redução do tráfego no Anel Rodoviário com o projeto do Rodoanel, o desenvolvimento urbano pode causar uma reocupação do fluxo, podendo haver nova elevação do trânsito de veículos.
A fala ocorreu em entrevista à Itatiaia após um painel com representantes de empresas e órgãos públicos voltados à mobilidade e integração metropolitana, no evento Infra Business 2025, que acontece no Expominas, região oeste de Belo Horizonte, e termina nesta quinta-feira.
O secretário disse que estudos mostram que o desenvolvimento das cidades da região, incluindo a capital, pode diminuir o benefício que seria causado com a redução de veículos no Anel com a implantação do Rodoanel.
“A gente precisa ter em mente o seguinte: É preciso ter vários modais e várias maneiras de a gente trafegar na nossa região metropolitana. O Rodoanel vai fazer conexões mais interestaduais, mas o Anel Rodoviário serve um tanto quanto para as conexões que são metropolitanas, então para Belo Horizonte, seu entorno, e região metropolitana de uma maneira geral”, explica.
“O que a gente observa, e o que os estudos nos indicam, é que o Rodoanel vai contribuir, sim, ninguém tem dúvida disso. Mas com o passar do tempo, com o desenvolvimento de toda a região, a gente vai acabar reocupando esse espaço que o Rodoanel eventualmente possa nos contribuir retirando um pouco do tráfego pesado, principalmente no caso do Rodoanel, que trafega o anel rodoviário hoje”, acrescenta.
Redução de quase 23% de trânsito no Anel Rodoviário
A prefeitura da capital estima que cerca de 110 mil veículos transitam no Anel Rodoviário diariamente, incluindo todos os modais de transporte. Já as estimativas feitas pela equipe de trabalho do projeto do Rodoanel Metropolitano apresentadas nesta quinta no InfraBusiness Expo, apontam que os trechos mais movimentados da futura rodovia devem receber cerca de 25 mil veículos por dia, com destaque para caminhões e outros veículos pesados. A informação é do diretor-presidente da Rodoanel S.A., Celso Paes Júnior.
O foco principal do Rodoanel Metropolitano é receber veículos pesados, para que não passe por vias já movimentadas da Grande BH. Caso todos os 25 mil veículos diários do rodoanel tenham deixado de passar pelo Anel Rodoviário, a redução do fluxo é de 22,7%.