‘Deputado pode muito, mas não pode tudo’, diz Hugo Motta sobre confusão com Glauber Braga

Presidente da Câmara criticou postura de Glauber Braga e disse não ser responsável por ‘atos que levaram determinadas cassações ao Plenário’

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a postura tomada pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que ocupou a cadeira da Mesa Diretora da Casa Legislativa na noite desta terça-feira (9).

Ao discursar durante sessão plenária, o presidente declarou que “deputado pode muito, mas não pode tudo”.

Leia também

“Deputado pode muito, mas não pode tudo. Na democracia ele pode tudo dentro da lei e dentro do regimento, fora disso não é liberdade, é abuso. O presidente da Câmara não é responsável pelos atos que levaram determinadas cassações ao Plenário, mas é sim responsável por garantir o rito, a ordem e o respeito à instituição e eu não permitirei que regras sejam rasgadas e que a Câmara seja aviltada”, disse.

Entenda

Uma denúncia do Partido Novo, apresentada em abril de 2024, pede a cassação do deputado Glauber Braga por causa de um tumulto na Câmara envolvendo o militante do MBL Gabriel Costenaro e o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Segundo vídeos e depoimentos ao Conselho de Ética, a discussão verbal entre Braga e Costenaro evoluiu para empurrões e chutes do parlamentar, ao tentar retirar o militante à força das dependências da Casa.

Glauber afirmou que reagiu a provocações constantes do grupo e a ofensas direcionadas à honra de sua mãe, falecida semanas depois do episódio.

Já fez greve de fome

Em abril, Glauber Braga ficou nove dias em greve de fome contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara. Durante esse período, ele permaneceu no plenário, consumindo apenas soro, água e isotônico. Segundo familiares, ele perdeu cerca de cinco quilos nesse período.

Com informações da CNN Brasil*

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia

Ouvindo...