O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou de última hora nesta sexta-feira (20) sua participação em um evento organizado pelo governo brasileiro na Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, que acontece em Nova Deli, na Índia.
Na agenda, a participação do petista estava prevista para às 11h30 no horário local (3h no horário de Brasília). Entretanto, segundo o Palácio do Planalto, Lula cancelou a ida ao evento porque houve atraso em uma entrevista que ele concedeu à Índia Today, uma TV indiana. Com isso, ele não teria tido tempo de se deslocar até o local da cúpula.
De acordo com a CNN Brasil, Lula faria o principal discurso do evento e frustrou a audiência que praticamente lotou o auditório. Havia mais gente esperando a fala do presidente do que no evento anterior, no mesmo espaço, que contou com participação de António Guterres, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU); e de Brad Smith, vice-chairman e presidente da Microsoft, uma das grandes empresas de tecnologia e estrela da cúpula.
Na ausência do presidente, o evento contou com a participação de seis ministros brasileiros: Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Esther Dweck (Gestão), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde).
Eles elencaram os projetos e realizações de suas pastas na área de IA e tecnologia.