Desemprego atinge mínima histórica em 20 unidades da federação em 2025, diz IBGE

Dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira (20)

Carteira de trabalho

Em 2025, 20 das 27 unidades da federação acompanharam a tendência nacional e atingiram a menor taxa de desemprego de suas séries históricas. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As maiores taxas foram registradas na Bahia (8,7%), Pernambuco (8,7%) e Piauí (9,3%). Já as menores ficaram com Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%).

Minas Gerais registrou uma taxa de desocupação de 4,6%.

“A mínima histórica em 2025 decorre do dinamismo observado no mercado de trabalho, impulsionados pelo aumento do rendimento real. Contudo, a queda da desocupação mascara problemas estruturais: Norte e Nordeste mantêm informalidade e subutilização elevadas, evidenciando ocupações de baixa produtividade”, explicou William Kratochwill, analista da pesquisa.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...