Ouvindo...

Datafolha: 48% dos brasileiros defendem que Bolsonaro seja preso por tentativa de golpe

O ex-presidente é réu em uma ação no Supremo Tribunal Federal pela suposta tentativa de golpe após a derrota nas eleições de 2022

Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República.

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na última sexta-feira (1º) aponta que 48% dos brasileiros são favoráveis à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. O percentual, no entanto, caiu 4 pontos percentuais desde abril, quando era de 52%.

No mesmo período, a parcela da população que avalia que o ex-presidente não deveria ser preso subiu de 42% para 46%.

Tanto em abril quanto em julho, 6% disseram não saber opinar sobre o assunto.

O Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre a última terça (29) e quarta-feira (30).

A pesquisa também mostra que 51% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não será preso, enquanto 40% acham que o ex-presidente será preso em algum momento.

Leia também

Bolsonaro e aliados políticos são réus em uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota para o presidente Lula (PT) nas eleições de 2022.

Além disso, o ex-presidente já cumpre medidas restritivas determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica, após a ofensiva de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, contra o governo brasileiro.

A Casa Branca anunciou a implementação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando um “desbalanço” na relação comercial entre os dois países, além de um suposto “caça às bruxas” contra Bolsonaro — sem apresentar provas.

O ministro Alexandre de Moraes também foi alvo de sanções por parte dos Estados Unidos.

Respostas à pergunta:

“Considerando o que foi revelado pelas investigações sobre a tentativa de golpe em 2022 e seus desdobramentos até o momento, na sua opinião, Jair Bolsonaro deveria ou não ser preso?”

  • Sim, deveria": 48% (eram 52% em abril)
  • Não deveria": 46% (eram 42%)
  • Não sabe": 6% (mesmo índice em abril)

Respostas à pergunta:

“Na sua opinião, Jair Bolsonaro vai ou não ser preso?”

  • Sim, vai ser preso": 40% (eram 41% em abril)
  • Não vai ser preso": 51% (eram 52%)
  • Não sabe": 8% (eram 7%)
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.