O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, recebeu na manhã desta segunda-feira (1º) a visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O encontro, realizado em sua residência, durou aproximadamente duas horas e ocorreu às vésperas do início do julgamento em que Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Damares relatou que Bolsonaro se mostrou “sereno”, apesar de enfrentar dificuldades de saúde ligadas às recentes cirurgias abdominais, manifestadas por soluços frequentes. A senadora contou ainda que orou com o ex-presidente e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante a visita.
Segundo a senadora, Bolsonaro ainda não definiu se acompanhará presencialmente o início do julgamento, pois pretende discutir a questão com sua equipe de defesa. “A saúde dele está delicada. Ele segue com aquela crise de soluço, mas está tranquilo. Não disse se vai ao julgamento amanhã, quer ouvir os advogados antes”, disse ela.
A prisão domiciliar de Bolsonaro foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes após descumprimento de ordens judiciais. A medida permite que ele receba familiares, advogados e aliados políticos sem autorização prévia do tribunal.
Ainda nesta segunda-feira, a defesa do ex-presidente solicitou autorização para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pudesse visitá-lo. O pedido foi aprovado por Moraes, permitindo a visita até as 18h. Lira disse que foi ele quem solicitou o encontro, mas não revelou quais assuntos pretende discutir com Bolsonaro.