CPMI recorre ao STF para tentar retomar dados de Daniel Vorcaro

Parlamentares contestam decisão de Dias Toffoli que retirou da comissão provas sobre quebras de sigilo do dono do Banco Master

Reunião da CPMI do INSS com o presidente do colegiado, Carlos Viana (Podemos-MG)

Parlamentares que integram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) protocolaram um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar recuperar o acesso às provas relacionadas a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Os parlamentares pedem acesso aos dados decorrentes das quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático de Vorcaro. A intenção da CPMI é utilizar os dados para apurar possíveis irregularidades na concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.

As informações haviam sido autorizadas pela comissão, mas acabaram retiradas de sua esfera de atuação por decisão do ministro Dias Toffoli, relator das investigações que envolvem o Banco Master no STF.

O recurso foi assinado na sexta-feira (16) e questiona a decisão de Toffoli que determinou o envio dos dados à custódia da Presidência do Senado, até nova deliberação da Corte.

Leia também

Segundo os parlamentares, a medida paralisou parte relevante das investigações conduzidas pela CPMI.

No documento, os congressistas argumentam que a decisão já tem mais de um mês e, até o momento, não houve definição do STF sobre o destino final das provas.

Para eles, a retirada posterior de documentos legalmente produzidos e já encaminhados à comissão cria um “precedente inédito” e compromete o funcionamento do colegiado.

Além da devolução das provas à CPMI do INSS, o recurso também pede que o STF autorize o compartilhamento de informações colhidas pela Polícia Federal em investigações que envolvem o Banco Master e seus dirigentes.

Segundo os parlamentares, a decisão de Toffoli “compromete a efetividade dos trabalhos da CPMI” e fere o “direito da sociedade à apuração dos fatos”.

O texto destaca ainda que os requerimentos de quebra de sigilo de Vorcaro foram aprovados pela comissão em 4 de dezembro.

No Supremo, o ministro André Mendonça é o relator das ações relacionadas às fraudes no INSS envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários, enquanto Toffoli conduz o processo que apura a fraude financeira envolvendo o Banco Master.

Os parlamentares também solicitaram que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido.

O recurso foi assinado pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), pelos senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Novo-CE), além dos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Luiz Lima (Novo-RJ).

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...