O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (10) que realizar a COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, na Amazônia foi uma “proeza”, mas defendeu a escolha de Belém como um exemplo de superação das dificuldades.
“Queria dizer para vocês que fazer a COP aqui é um desafio tão grande quanto a gente acabar com a poluição do planeta Terra. Seria mais fácil ter feito a COP numa cidade acabada, numa cidade que não tivesse problema. E nós resolvemos aceitar o desafio de fazer a COP num estado da Amazônia para provar que quando se tem disposição política, quando se tem vontade e quando tem compromisso com a verdade, a gente prova que o homem não tem nada que seja impossível para ele”, declarou o petista durante a abertura do evento.
Lula agradeceu ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela organização da COP.
“Trazer a COP para o coração da Amazônia foi uma tarefa árdua, mas necessária. Quem só vê a floresta de cima desconhece o que se passa à sua sombra. [...] Quando vocês deixarem Belém, o povo da cidade permanecerá com os investimentos em infraestrutura que foram feitos para recebê-los.E o mundo poderá, enfim, dizer que conhece a realidade da Amazônia”, destacou.