Lula fala em ‘proeza’ de realizar COP 30 na Amazônia: ‘Tarefa árdua, mas necessária’

Presidente discursou na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, realizada em Belém, no Pará

O presidente Lula durante a abertura da COP 30, em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (10) que realizar a COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, na Amazônia foi uma “proeza”, mas defendeu a escolha de Belém como um exemplo de superação das dificuldades.

“Queria dizer para vocês que fazer a COP aqui é um desafio tão grande quanto a gente acabar com a poluição do planeta Terra. Seria mais fácil ter feito a COP numa cidade acabada, numa cidade que não tivesse problema. E nós resolvemos aceitar o desafio de fazer a COP num estado da Amazônia para provar que quando se tem disposição política, quando se tem vontade e quando tem compromisso com a verdade, a gente prova que o homem não tem nada que seja impossível para ele”, declarou o petista durante a abertura do evento.

Leia a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP 30
‘Estamos na direção certa, mas na velocidade errada’, diz Lula na abertura da COP 30
Presidente da COP 30 cita tornado no Paraná durante abertura da Conferência

Lula agradeceu ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela organização da COP.

“Trazer a COP para o coração da Amazônia foi uma tarefa árdua, mas necessária. Quem só vê a floresta de cima desconhece o que se passa à sua sombra. [...] Quando vocês deixarem Belém, o povo da cidade permanecerá com os investimentos em infraestrutura que foram feitos para recebê-los.E o mundo poderá, enfim, dizer que conhece a realidade da Amazônia”, destacou.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...