Incêndio na COP 30: participantes dizem que não ouviram alarme no local

Espaço de negociações oficiais da Cúpula do Clima em Belém, no Pará, foi evacuado após chamas atingirem o local na tarde desta quinta (20); Zona Azul foi interditada

Incêndio na COP30

Pessoas que estavam na Zona Azul, área de negociação das autoridades, da Conferência do Clima, em Belém, no Pará, enquanto o incêndio atingia o local, relataram que o alarme de incêndio não foi escutado. As chamas começaram no pavilhão da Comunidade da África Oriental, na tarde desta quinta-feira (20), e já foram combatidas.

A Zona Azul também conta com o centro de imprensa e algumas das plenárias e salas de negociação. Um colunista da CNN apontou que, durante o incêndio e todo o processo da evacuação, não houve nenhum tipo de aviso sonoro.

Leia também

Além disso, enquanto o incêndio ocorria, os bombeiros tiveram que bater na porta das salas e pedir que os ocupantes saíssem. Ainda conforme o colunista, os militares não falavam inglês.

Outra situação apontada pelo jornalista foi o desencontro de informações, já que, durante o incêndio, diferentes forças de segurança, entre homens das Nações Unidas e pelo menos duas empresas privadas, e os voluntários da COP davam instruções.

COP 30

A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (também conhecida como Conferência das Partes).

É um encontro global anual considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo, onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil se reúnem para discutir e negociar ações para combater as mudanças climáticas.

O que significa COP?

É a sigla para Conferência das Partes, referindo-se aos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A COP 30 é realizada na cidade de Belém, no estado do Pará. É a primeira vez que a conferência é realizada na Amazônia, o que coloca um foco especial na gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade.

Os temas centrais incluem a transição energética (para fontes renováveis), financiamento climático para países em desenvolvimento, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...