A segurança no Parque da Cidade, em Belém (PA), onde é realizada a COP 30 2025, foi reforçada nesta sexta-feira (14). Medidas ocorre após a Organização das Nações Unidas (ONU)
De acordo com a CNN Brasil, o perímetro do evento amanheceu com maior policiamento e nova disposição de bloqueios. Grades foram colocadas na Avenida Duque de Caxias, na altura do cruzamento com a Doutor Freitas, com o objetivo de dificultar a passagem de grupos maiores de pessoas.
Militares do Exército também faziam plantão do lado de dentro do portão no espaço que dá acesso ao pavilhão, diferentemente do que acontecia nos dias anteriores, seja na COP30 ou na Cúpula de Líderes na semana passada.
Governo e ONU reforçam segurança e estrutura na área da Blue Zone da COP30 COP 30: manifestantes invadem Zona Azul, enfrentam seguranças e área é isolada ‘COP 30 deve ser utilizada pelo Brasil para tomar decisões estratégicas’, diz representante da ONU
A presença de seguranças da empresa privada contratada para reforçar a proteção do evento também pode ser notada no controle de acesso ao evento por volta das 5h. A eles se somaram os agentes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
A carta
Carta enviada pelo secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, cita “falha das autoridades de segurança em se posicionar nos pontos de entrada, saída e locais vulneráveis ao redor da Zona Azul”.
O documento menciona ainda “fragilidade do perímetro de segurança física, incluindo má qualidade de portas e portões que não puderam ser trancados; e falha do País Anfitrião [Brasil] em fornecer o número de pessoal de segurança acordado para apoiar a operação de segurança do UNDSS dentro da Zona Azul”.
Uma invasão de manifestantes na Zona Azul, área restrita a pessoas credenciadas, na noite de terça-feira (11), motivou a reação da ONU. O tumulto gerou correria, quebra-quebra e ferimentos leves.