COP 30: manifestantes invadem Zona Azul, enfrentam seguranças e área é isolada

O grupo conseguiu ultrapassar o sistema de Raio-X, mas foi detido por um bloqueio de segurança

Manifestantes invadiram a Zona Azul da COP 30 em Belém, no Pará

Uma confusão marcou a COP 30, a Cúpula do Clima das Nações Unidas, nesta terça-feira (11), em Belém, no Pará. Um grupo de indígenas tentou invadir a Zona Azul, área restrita a pessoas credenciadas, gerando correria, quebra-quebra e ferimentos leves.

Segundo relatos, os manifestantes conseguiram ultrapassar o sistema de Raio-X, mas foram detidos por um bloqueio de segurança antes de acessar o espaço principal. Durante o tumulto, portas foram danificadas e pelo menos um segurança ficou ferido.

Os protestos incluíam uma bandeira com a inscrição “Palestina livre” e críticas à exploração de petróleo na Margem Equatorial, na foz do Rio Amazonas. De acordo com informações preliminares, os manifestantes participavam de uma marcha organizada, mas se separaram do grupo principal e se dirigiram ao Parque da Cidade, local da Zona Azul.

Em nota, a organização da “Marcha pela Saúde e Clima” afirmou que os atos não fazem parte do evento oficial e reforçou respeito às instituições organizadoras da COP 30, destacando o compromisso com uma Amazônia viva, saudável e sustentável.

Durante o ato, os manifestantes gritavam palavras de ordem em defesa da taxação de grandes fortunas. Eles subiram em mesas e empunhando bandeiras, bastões, megafones, arcos e flechas, enquanto seguranças tentavam contê-los.

A invasão durou apenas alguns minutos. Após a expulsão do grupo, a Zona Azul foi fechada, e participantes credenciados foram orientados a deixar o local. A segurança foi reforçada, com a presença de agentes fortemente armados e a criação de um cordão de isolamento.

A assessoria de imprensa da COP 30 no Brasil informou que questões de segurança devem ser tratadas diretamente com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (em inglês, United Nations Framework Convention on Climate Change ou UNFCCC), braço climático da Organização das Nações Unidas (ONU), que ainda não se manifestou.

* Informações com Agência Brasil

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...