Governo e ONU reforçam segurança e estrutura na área da Blue Zone da COP30

A COP 30 é realizada em Belém, no Pará

COP 30 acontece em Belém, no Pará

A segurança interna da Blue Zone da COP30 está sob responsabilidade do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS, na sigla em inglês), que define os protocolos de proteção em todas as áreas internas do evento.

De acordo com nota oficial, todas as solicitações feitas pela ONU têm sido atendidas. Na terça-feira (12), o UNDSS, em conjunto com os governos federal e estadual, fez uma reavaliação dos meios e do efetivo policial destinado à preservação dos perímetros de segurança das áreas Laranja e Vermelha, que também foram ampliados.

Leia também

Entre as medidas implementadas estão:

  • Ampliação do espaço intermediário entre as Zonas Azul e Verde, para aumentar a prevenção de incidentes semelhantes aos registrados anteriormente;
  • Ação conjunta da Força Nacional e da Polícia Federal nesse novo espaço;
  • Fortalecimento do perímetro de segurança com instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas adicionais de contenção em pontos considerados vulneráveis.

Para corrigir falhas de climatização, novas unidades de ar-condicionado estão sendo instaladas nas tendas da Blue Zone. Também foram adicionados equipamentos do modelo sprint nas salas onde foram identificados problemas de refrigeração.

O governo informou que não houve alagamento no local do evento, mas sim ocorrências pontuais de goteiras.
Segundo a nota, os vazamentos foram causados pelo rompimento de calhas no Mídia Center e no Posto de Saúde 2, estruturas que já passaram por reparos, com substituição e vedação dos trechos afetados.

As questões logísticas e estruturais continuam sendo tratadas diariamente em reuniões de controle, realizadas em conjunto com a UNFCCC, para garantir a correção contínua de eventuais falhas e a segurança do público durante o evento.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia

Ouvindo...