COP 30: ‘A missão é auxiliar o Brasil e cumprir a palavra’, diz presidente da COP 29

Mukhtar Babayev defende cooperação global e plano de US$ 1,3 trilhão anuais para financiar ações climáticas até 2035

Mukhtar Babayev, presidente da COP 29, discursa na cerimonia de abertura a 30ª Conferência das Partes

A COP 30 começou nesta segunda-feira (10), em Belém, com um discurso de união e compromisso global. O presidente da COP 29, Mukhtar Babayev, afirmou que o objetivo agora é ajudar o Brasil a conduzir as negociações e garantir que as promessas feitas no Azerbaijão avancem. “A missão é auxiliar o Brasil e cumprir a palavra”, declarou.

Leia também

Babayev destacou ainda que o financiamento climático será o principal eixo das discussões. Ele defendeu a mobilização de US$ 1,3 trilhão por ano até 2035 - meta definida no Mapa do Caminho de Baku a Belém, lançado em parceria entre as presidências das duas conferências. O plano busca ampliar o acesso a recursos para países em desenvolvimento e fortalecer ações em áreas como energia limpa, adaptação e transições justas.

“Finanças públicas são a espinha dorsal do processo. Não podemos confiar apenas nos doadores, precisamos confiar no mutirão”, afirmou Babayev, ao pedir mais cooperação internacional diante da emergência climática.

O evento começa nesta segunda-feira, em Belém (PA), e vai até o dia 20. Durante duas semanas, representantes de mais de 200 países e do governo federal vão trocar ideias e apresentar ações para o futuro do planeta.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...