Carlos Bolsonaro (PL) alterou seu domicílio eleitoral do Rio de Janeiro para São José, em Santa Catarina, em um movimento que marca seus passos rumo à disputa por uma vaga no Senado em 2026. A mudança consta no sistema do Tribunal Superior Eleitoral e foi confirmada nesta quinta-feira (18). Após sete mandatos consecutivos como vereador na capital fluminense, Carlos renunciou ao cargo na semana passada e anunciou, ainda em outubro, sua pré candidatura ao Senado por Santa Catarina. A decisão provocou divisões internas e troca de críticas dentro do próprio campo político no estado.
Com a alteração do domicílio, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro passará a votar em uma escola pública no bairro Campinas, em São José, município que faz limite com Florianópolis e é o quarto mais populoso de Santa Catarina. A legislação eleitoral exige vínculo eleitoral ativo no estado para que o candidato possa concorrer ao Senado.
São José tem cerca de 270 mil habitantes, economia baseada nos setores industrial e de serviços e posição estratégica às margens da BR 101. O município também abriga o ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, que deixou cargo na prefeitura após ser condenado por envolvimento em tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Em entrevista nesta quinta feira (18), o governador Jorginho Mello confirmou que Carlos Bolsonaro será o candidato do PL ao Senado em Santa Catarina. A definição da segunda vaga do partido na disputa ainda não foi anunciada.