A ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou neste domingo (14) a renúncia à sua cadeira na Câmara dos Deputados.
“A Câmara dos Deputados informa que a Deputada Carla Zambelli (PL/SP) comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia ao mandato parlamentar na data de hoje. Em decorrência disso, o Presidente da Câmara dos Deputados determinou aconvocação do suplente, Deputado Adilson Barroso (PL/SP), para tomar posse”, diz a nota divulgada pela Câmara dos Deputados.
A decisão de deixar a cadeira na Câmara foi tomada após uma
Segundo apuração da reportagem da Itatiaia, Zambelli optou pela estratégia de abrir mão do mandato na Câmara dos Deputados após a Casa ter mantido seu mandato para reforçar a teoria de que ela seria uma perseguida política, alvo de injustiças por parte de Moraes.
A deputada está presa desde julho na Itália, para onde fugiu após ser condenada pelo Supremo. A parlamentar se licenciou do cargo entre maio e outubro, mas desde então tem acumulado faltas. A Constituição prevê a perda de mandato de parlamentares caso se ausentem a um terço das sessões no ano.
Condenação no STF e reviravolta na Câmara
Ela foi
Nesta semana, após meses de análise do caso, a CCJ deu aval à perda de mandato, mas isso não se confirmou no plenário.
Em reação, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, avaliou que o ato da Câmara era nulo e determinou a perda imediata, além de fixar o prazo de 48 horas para o suplente assumir. A decisão foi confirmada por unanimidade na Primeira Turma e a Câmara foi oficialmente comunicada na sexta-feira (12).