Vereadores da Comissão Especial de Estudo do contrato com as empresas de ônibus na Câmara Municipal de Belo Horizonte, se reúnem nesta terça-feira (22) em audiência pública com representantes de quatro consórcios que operam o serviço de transporte público na capital, além do SETRA, sindicato que representa as empresas.
Foram convidados representantes dos consórcios Dez, Dom Pedro I, Pampulha e BH Leste.
As empresas fazem parte do atual contrato e são diretamente interessadas nas mudanças que são estudadas para a nova concessão do transporte público da capital. O documento atual tem validade de 10 anos, e se encerra em 2028, dentro da atual legislatura.
Neste período, a Comissão Especial de Estudo, que conta com 5 vereadores de diferentes partidos, promove debates para sugerirem modernizações no novo modelo de concessão que será assinado, avaliando se o documento será renovado, ou se um novo contrato será ‘feito do zero’.
Nos últimos meses, a comissão já ouviu representantes de usuários do transporte público, permissionários das linhas suplementares, representantes da sociedade e membros da prefeitura que lidam com as empresas de ônibus.
São esperados na audiência a presidente da comissão, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), o relator Pedro Rousseff (PT), Pablo Almeida (PL), Rudson Paixão (Solidariedade) e Helton Júnior (PSD).